top of page
cujotafitxe

Mysql connector java 8.0 21 jar download - Baixe o arquivo jar do MySQL Connector Java 8.0.21 e cone



Introdução




MySQL Connector/J é o driver JDBC oficial para MySQL. Ele permite que aplicativos Java se conectem e interajam com bancos de dados MySQL usando a API Java Database Connectivity (JDBC) padrão. Ele também oferece suporte ao novo X DevAPI, que é uma maneira moderna, fluente e intuitiva de trabalhar com o MySQL como um armazenamento de documentos.


MySQL Connector/J é uma biblioteca que consiste em um único arquivo jar que pode ser adicionado ao classpath de qualquer aplicativo Java que precise se comunicar com bancos de dados MySQL. Neste artigo, mostraremos como baixar, instalar e usar o arquivo jar do MySQL Connector/J 8.0.21, que é a versão de disponibilidade geral mais recente da série MySQL Connector/J 8.0. Também discutiremos alguns dos benefícios e problemas comuns do uso desta versão do driver.




mysql connector java 8.0 21 jar download




Baixando o arquivo jar do conector mysql java 8.0 21




Para baixar o arquivo jar do MySQL Connector/J 8.0.21, você pode visitar o site oficial do MySQL em . Você pode escolher seu sistema operacional e plataforma nos menus suspensos e clicar em Download.


Você será redirecionado para uma página na qual poderá entrar ou se inscrever em uma conta Oracle ou clicar em Não, obrigado, basta iniciar meu link de download na parte inferior da página. Você verá uma janela pop-up que mostra o nome e o tamanho do arquivo que você está prestes a baixar.


O nome do arquivo deve ser mysql-connector-java-8.0.21.jar e seu tamanho deve ser de cerca de 4 MB. Você pode salvá-lo em qualquer local de sua preferência em seu computador.


Instalando o arquivo jar do conector mysql java 8.0 21




Adicionando o arquivo jar ao classpath




Depois de baixar o arquivo jar, você precisa adicioná-lo ao caminho de classe de seu aplicativo Java para que possa ser carregado pelo ambiente de tempo de execução Java. Existem diferentes maneiras de fazer isso, dependendo do seu ambiente de desenvolvimento e preferências.


Uma maneira é definir uma variável de ambiente chamada CLASSPATH que aponta para o local do arquivo jar em seu computador. Por exemplo, se você salvou o arquivo jar em C:\mysql-connector-java-8.0.21.jar no Windows, você pode definir a variável CLASSPATH da seguinte maneira:


definir CLASSPATH=C:\mysql-connector-java-8.0.21.jar;%CLASSPATH%


Isso anexará o local do arquivo jar ao valor do caminho de classe existente. Você também pode usar um ponto-e-vírgula (;) para separar vários arquivos jar no caminho de classe.


Outra maneira é usar a opção -cp ou -classpath ao executar seu aplicativo Java a partir da linha de comando. Por exemplo, se seu aplicativo se chama MyApp.class e está localizado em C:\myapp, você pode executá-lo da seguinte maneira:


java -cp C:\mysql-connector-java-8.0.21.jar;C:\myapp MyApp


Isso instruirá o ambiente de tempo de execução Java a procurar o arquivo jar e a classe do aplicativo nos locais especificados.


Uma terceira maneira é usar as configurações do ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) para incluir o arquivo jar no caminho de classe do seu projeto. Diferentes IDEs têm maneiras diferentes de fazer isso, mas geralmente você pode encontrar uma opção para adicionar bibliotecas externas ou dependências ao seu projeto. Por exemplo, no Eclipse, você pode clicar com o botão direito do mouse no nome do projeto, selecionar Properties, Java Build Path, Libraries, Add External JARs e navegar até o local do arquivo jar.


Carregando a classe do driver




Depois de adicionar o arquivo jar ao classpath, você precisa carregar a classe do driver que implementa a interface JDBC para MySQL. Existem duas maneiras de fazer isso:


Uma maneira é usar o método Class.forName() com o nome totalmente qualificado da classe do driver como parâmetro. Por exemplo:


Class.forName("com.mysql.cj.jdbc.Driver");


Isso carregará e registrará a classe de driver com a classe DriverManager, que é responsável por gerenciar drivers e conexões JDBC.


Outra maneira é usar o método DriverManager.registerDriver() com uma instância da classe driver como parâmetro. Por exemplo:


DriverManager.registerDriver(novo com.mysql.cj.jdbc.Driver());


Isso também registrará a classe do driver com a classe DriverManager.


Observe que ambos os métodos requerem um bloco try-catch para lidar com ClassNotFoundException ou SQLException que podem ocorrer.


Conectando-se ao banco de dados MySQL usando o arquivo jar do conector mysql java 8.0 21




Criando uma URL de conexão




Para se conectar a um banco de dados MySQL usando o MySQL Connector/J, você precisa criar uma URL de conexão que especifique o host, a porta, o nome do banco de dados e outros parâmetros para se conectar ao servidor MySQL. O formato geral da URL de conexão é o seguinte:


jdbc:mysql://[host][:port]/[database][?param1=value1][&param2=value2][&...]


O host é o nome ou endereço IP do servidor MySQL. A porta padrão é 3306. O banco de dados é o nome do banco de dados ao qual você deseja se conectar. Os parâmetros são opcionais e podem ser usados para personalizar vários aspectos da conexão, como nome de usuário, senha, codificação de caracteres, modo SSL, etc.


Por exemplo, uma URL de conexão que se conecta a um banco de dados chamado test em um servidor MySQL local com o nome de usuário root e a senha root1234 usando a codificação UTF-8 e o modo SSL necessário seria assim:


jdbc:mysql://localhost:3306/test?user=root&password=root1234&characterEncoding=UTF-8&sslMode=REQUIRED


Você pode encontrar mais informações sobre a sintaxe e os parâmetros do URL de conexão em .


Obtendo um objeto de conexão




Para obter um objeto de conexão que representa uma conexão física com o banco de dados MySQL, você pode usar um dos dois métodos:


Um método é usar o método DriverManager.getConnection() com a URL de conexão como parâmetro. Por exemplo:


Connection conn = DriverManager.getConnection("jdbc:mysql://localhost:3306/test?user=root&password=root1234&characterEncoding=UTF-8&sslMode=REQUIRED");


Isso retornará um objeto Connection que você pode usar para executar instruções SQL e executar outras operações de banco de dados.


Outro método é usar um objeto DataSource que encapsula as informações de conexão e fornece um método getConnection() que retorna um objeto Connection. Por exemplo:


MysqlDataSource dataSource = new MysqlDataSource();dataSource.setURL("jdbc:mysql://localhost:3306/teste");dataSource.setUser("root");dataSource.setPassword("root1234");dataSource.setCharacterEncoding("UTF-8");dataSource.setSslMode ("NECESSÁRIO");Conexão conn = dataSource.getConnection();


Isso também retornará um objeto Connection que você pode usar para operações de banco de dados. Usar um objeto DataSource pode ser mais conveniente e flexível do que usar uma URL de conexão, pois você pode definir e alterar as propriedades da conexão programaticamente.


Executando instruções SQL




Depois de ter um objeto Connection, você pode usá-lo para criar e executar instruções SQL usando diferentes tipos de objetos, como Statement, PreparedStatement ou CallableStatement. Esses objetos representam maneiras diferentes de executar instruções SQL, como procedimentos estáticos, parametrizados ou armazenados.


Um objeto Statement é usado para executar uma instrução SQL estática que não possui nenhum parâmetro. Por exemplo:


Instrução stmt = conn.createStatement();ResultSet rs = stmt.executeQuery("SELECT * FROM users");


Isso criará um objeto Statement e executará uma consulta que retorna todos os registros da tabela de usuários. O resultado da consulta é armazenado em um objeto ResultSet, que pode ser usado para iterar nas linhas e colunas dos dados.


Um objeto PreparedStatement é usado para executar uma instrução SQL parametrizada que possui um ou mais espaços reservados para os valores que serão fornecidos no tempo de execução. Por exemplo:


PreparedStatement pstmt = conn.prepareStatement("INSERT INTO users (name, email) VALUES (?, ?)");pstmt.setString(1, "Alice");pstmt.setString(2, "alice@example.com");linhas int = pstmt.executeUpdate();


Isso criará um objeto PreparedStatement e executará uma instrução de inserção que insere um novo registro na tabela de usuários com os valores fornecidos pelos métodos setString(). O número de linhas afetadas é retornado pelo método executeUpdate().


Um objeto CallableStatement é usado para executar um procedimento armazenado ou função definida no banco de dados MySQL. Por exemplo:


CallableStatement cstmt = conn.prepareCall("call get_user_count(?)");cstmt.registerOutParameter(1, Types.INTEGER);cstmt.execute();contagem int = cstmt.getInt(1);


Isso criará um objeto CallableStatement e executará um procedimento armazenado chamado get_user_count que recebe um parâmetro de saída do tipo inteiro. O valor do parâmetro de saída é recuperado pelo método getInt().


Tratamento de exceções




Ao trabalhar com o MySQL Connector/J, você pode encontrar vários tipos de exceções que indicam erros ou problemas durante as operações do banco de dados. O tipo mais comum de exceção é a SQLException, que é lançada quando há um erro na instrução SQL ou na comunicação com o servidor MySQL. Por exemplo:


tentar // operações do banco de dados catch (SQLException e) // trata a exceção e.printStackTrace();


Isso capturará qualquer SQLException que ocorrer no bloco try e imprimirá seu rastreamento de pilha no fluxo de erro padrão. Você também pode usar os métodos getMessage(), getSQLState() e getErrorCode() de SQLException para obter mais informações sobre o erro.


Outro tipo de exceção é ClassNotFoundException, que é lançado quando a classe do driver não pode ser localizada ou carregada pelo Java Runtime Environment. Por exemplo:


tentar Class.forName("com.mysql.cj.jdbc.Driver"); catch (ClassNotFoundException e) // trata a exceção e.printStackTrace();


Isso capturará qualquer ClassNotFoundException que ocorrer ao carregar a classe do driver e imprimirá seu rastreamento de pilha no fluxo de erro padrão.Você também pode usar o método getMessage() de ClassNotFoundException para obter mais informações sobre o erro.


Existem outros tipos de exceções que podem ocorrer ao usar o MySQL Connector/J, como IOException, NullPointerException, IllegalArgumentException, etc.


Benefícios do arquivo jar do conector mysql java 8.0 21




O uso do arquivo jar MySQL Connector/J 8.0.21 traz muitos benefícios para aplicativos Java que precisam se conectar e interagir com bancos de dados MySQL. Alguns desses benefícios são:


  • Compatibilidade: O arquivo jar MySQL Connector/J 8.0.21 é compatível com todas as versões de servidor MySQL de 5.6 a 8.0, bem como com versões Java de 8 a 15. Ele também oferece suporte aos padrões JDBC 4.2 e X DevAPI, o que significa que você pode usar abordagens relacionais ou orientadas a documentos para trabalhar com dados MySQL.



  • Desempenho: o arquivo jar do MySQL Connector/J 8.0.21 tem muitas melhorias de desempenho em relação às versões anteriores, como estabelecimento de conexão mais rápido, melhor gerenciamento de memória, mecanismos de cache aprimorados, execução de consulta otimizada etc.



  • Segurança: O arquivo jar do MySQL Connector/J 8.0.21 oferece suporte a vários recursos de segurança para proteger seus dados e comunicação com o servidor MySQL, como criptografia SSL/TLS, plug-ins de autenticação, hash de senha etc.



  • Usabilidade: O arquivo jar do MySQL Connector/J 8.0.21 possui uma API simples e intuitiva que facilita o uso para desenvolvedores de qualquer nível de habilidade. Ele também possui uma documentação abrangente e um rico conjunto de exemplos que podem ajudá-lo a aprender e solucionar quaisquer problemas que possam surgir.



Erros e soluções comuns para o arquivo jar do conector mysql java 8.0 21




Apesar dos benefícios de usar o arquivo jar do MySQL Connector/J 8.0.21, você pode encontrar alguns erros ou problemas que podem afetar o desempenho ou a funcionalidade do seu aplicativo. Aqui estão alguns dos erros e soluções comuns para o arquivo jar do conector mysql java 8.0 21:


Erro


Solução


A configuração do servidor nega o acesso


Este erro ocorre quando o servidor MySQL rejeita a solicitação de conexão do cliente devido a privilégios insuficientes ou credenciais incorretas. Para resolver este erro, você precisa verificar e modificar a conta de usuário e a senha que você usa para se conectar ao servidor MySQL e certificar-se de que o usuário tenha as permissões apropriadas para acessar o banco de dados e realizar as operações necessárias.


Nenhum driver adequado


Este erro ocorre quando o ambiente de tempo de execução Java não consegue localizar ou carregar a classe de driver que implementa a interface JDBC para MySQL. Para resolver esse erro, você precisa verificar e verificar se o arquivo jar foi adicionado ao classpath do seu aplicativo Java e se você usa o nome correto da classe do driver ao carregá-lo.


Falha no link de comunicação


Este erro ocorre quando há um problema de rede ou um tempo limite que impede que o cliente se comunique com o servidor MySQL. Para resolver esse erro, você precisa verificar e solucionar problemas de conexão de rede entre suas máquinas cliente e servidor e ajustar os parâmetros de conexão, como connectTimeout, socketTimeout, etc., para evitar ou lidar com tempos limite.


Conclusão




Neste artigo, mostramos como baixar, instalar e usar o arquivo jar do MySQL Connector/J 8.0.21, que é a versão de disponibilidade geral mais recente da série MySQL Connector/J 8.0. Também discutimos alguns dos benefícios e problemas comuns do uso dessa versão do driver.


MySQL Connector/J é uma biblioteca poderosa e versátil que permite que aplicativos Java se conectem e interajam com bancos de dados MySQL usando os padrões JDBC ou X DevAPI.É compatível com todas as versões do servidor MySQL de 5.6 a 8.0, bem como com as versões Java de 8 a 15. Possui muitas melhorias de desempenho, recursos de segurança e aprimoramentos de usabilidade em relação às versões anteriores.


Se você quiser saber mais sobre o MySQL Connector/J, visite , que é o guia do desenvolvedor do driver.


perguntas frequentes




Aqui estão algumas perguntas frequentes sobre o MySQL Connector/J:


  • P: Qual é a diferença entre JDBC e X DevAPI?



  • R: JDBC é uma API Java padrão que define como os aplicativos Java podem acessar e manipular dados relacionais usando instruções SQL. X DevAPI é uma nova API que define como os aplicativos Java podem acessar e manipular dados orientados a documentos usando operações CRUD.



  • P: Como posso alternar entre os modos JDBC e X DevAPI?



  • R: Você pode alternar entre os modos JDBC e X DevAPI usando diferentes URLs de conexão. Para o modo JDBC, você precisa usar jdbc:mysql:// como o prefixo do protocolo. Para o modo X DevAPI, você precisa usar mysqlx:// como o prefixo do protocolo.



  • P: Como posso atualizar minha versão existente do MySQL Connector/J para 8.0.21?



  • R: Você pode atualizar sua versão existente do MySQL Connector/J para 8.0.21 baixando o novo arquivo jar de e substituindo-o em seu caminho de classe. Você também pode precisar atualizar seu código para usar os novos recursos ou corrigir problemas de compatibilidade.

  • P: Como posso usar o MySQL Connector/J com outras estruturas ou bibliotecas Java?



  • R: Você pode usar o MySQL Connector/J com outras estruturas ou bibliotecas Java que suportam padrões JDBC ou X DevAPI, como Spring Boot, Hibernate, JPA, etc. Você só precisa configurar a fonte de dados ou o provedor de conexão para usar o MySQL Connector/J como driver.



0517a86e26


0 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page